Jogos e Brincadeiras Africanos

Sugestões de Jogos e Brincadeiras Africanos para trabalhar de acordo com a BNCC

Ludicidade e cultura Afro-brasileira no dia da consciência negra e resto da vida.

Quando crianças brincamos de diversas formas e não temos conhecimento - na maioria das vezes- sobre qual a origem dessas brincadeiras ou a influência de quais culturas elas podem ter.

É  o caso , por exemplo, do jogo  Mar-terra, lá do Moçambique que fez parte da vida de muitos de nós na escola ou nas brincadeiras de rua.

Jogos e Brincadeiras Africanos BNCC
Sugestões de Jogos e Brincadeiras Africanos



Neste post deixaremos algumas sugestões de jogos brincadeiras africanas que podem auxiliar no dia a dia do professor de Educação Infantil e Fundamental I.
Para trabalhar de acordo com a BNCC principalmente o campo de experiências CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Basta acessar cada um dos espaços indicados nos nossos 4 pontos e escolher a que melhor se aplica ao nível de sua turma.

1- Na aula JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANOS,  de Luciano Silveira Coelho,   no portal do Professor MEC você encontra sugestões como Terra-mar do Moçambique, Bezette do Zanzibar e Tsoro Yematatu  do Zimbábue...


2- Já na página da LAAB  ( Ludicidade Africana e Afro-brasileira) , encontramos 16 sugestões de jogos africanos.
O que mais nos chamou a atenção foi a Brincadeira Kakopi (Uganda), que certamente irá divertir muito a criançada

3- No Mapa do brincar Folha de São Paulo você encontra Amarelinha Africana , sendo que , neste caso, duas crianças pulam ao mesmo tempo. Vale a pena conferir!

4- Ainda do professor Luciano Silveira Coelho as sugestões de JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS II , com jogos e brincadeiras do Quênia e Moçambique.

Para finalizar este post, eu quero apenas deixar esta  foto que pode  ajudá-lo(a) a lembrar de como  um brinquedo simples fez nossas infâncias maravilhosas.
A foto é de uma crianças na África, mas ninguém jamais poderá dizer ( ao menos cá no sertão nordestino) que parte de sua infância não está bem retratada nela.
Sugestões de Jogos e Brincadeiras Africanos
 Um pneu, dois pedaços de pau, uma criança e o caminho da felicidade
Veja ainda:

Postar um comentário

2 Comentários