Decoração de sala de aula Educação Infantil?

Um novo ano está prestes a ter início e com ele nasce as preocupações dos professores a cerca da decoração de sala de aula  Educação Infantil.

Qual tema escolher? Quais cores? O que colocar nas paredes?

De início vamos fazer uma breve reflexão, tudo bem?

O que é decorar?




De acordo com o dicionário é:
ornar de elementos decorativos, adornar, enfeitar

Quando pensamos na criança como protagonista e analisamos esta definição do termo, meio que não faz muito sentido pensar em uma decoração de sala de aula na Educação Infantil, não é verdade?

O interessante é que quase tudo que compõe a sala seja NÃO DECORATIVO, mas útil para as experiências das crianças.

Experiências que levarão à descobertas incríveis e darão sentido ao aprendizado delas.

Com a nova BNCC o desafio é ainda maior,  pois o professor vai pensar não em decoração bonitinha como uma festa infantil, mas na ORGANIZAÇÃO deste espaço para a promoção de interações ricas e brincadeiras com intencionalidade educativa que atendam os 6 direitos de aprendizagem das crianças.

Será então retirado da sala o aspecto  escolarização nos moldes do Fundamental I com carteiras enfileiradas e decorações temáticas multicoloridas ( produzidas pelo adulto) que tomam todas paredes.


Mas então como a sala de aula será ORGANIZADA para a chegada dos pequeninos na Educação Infantil? O que devemos fazer?

Pausa para breve indignação (rsrs)
O essencial seria que a infraestrutura da escola fosse pensada antes da BNCC entrar em vigência, mas em se tratando de educação no Brasil isso quase nunca acontece, então cabe ao professor fazer uso do espaço e do mobiliário da melhor forma possível.
VEJA VÍDEO SOBRE BNCC, INFRAESTRUTURA ESCOLAR E PLANEJAMENTO 

Observaremos então  o espaço e faremos como um bom Design de interiores, encontraremos uma forma de torná-lo funcional para nosso trabalho.

Vamos lá?

Pense numa sala mais neutra com paredes nuas que serão ao longo do ano preenchidas com as produções das crianças.

Se a escola for receber uma mão de tinta prefira uma bem neutra também.

Tenha uma área para o desenho infantil.

Pode ser uma  PAREDE DAS EXPRESSÕES como já sugerimos aqui no site.

Não esqueça que o desenho deve ser algo produzido diariamente pela criança, pois ele tem papel fundamental na construção do pensamento infantil.

Perto deste espaço deixe uma pequena bancada ou armário - da altura das crianças- com materiais diversos que sirvam não apenas para desenhar , mas para o exercício de diferentes linguagens da criança.

Caso não tenha esses móveis improvise com mesinhas.


É ainda imprescindível organizar o mobiliário de modo  que as crianças tenham o máximo de espaço possível para a movimentação , portanto evite as cadeiras enfileiradas ou espalhadas por toda a sala

Deixe-as em cantos estratégicos para utilização em momentos oportunos e tenha no centro um tapete. De preferência de cor neutra, anti alérgico e fácil de limpar.

Falando em cantos...

No início do ano letivo, após conhecer as crianças, decida junto com elas quais cantinhos temáticos irão compor a sala.

Importante que não sejam cantos permanentes durante o ano inteiro, mas que possam auxiliar nas descobertas infantis.

VEJA SUGESTÕES DE CANTOS TEMÁTICOS AQUI!

Por fim, tenha um espaço aconchegante que privilegie o movimento amplo das crianças,   permita o acesso fácil aos materiais e enriqueça suas experiências cotidianas.


IMPORTANTE:

Fuja dos temas escolhidos previamente ou os utilize apenas no seu material pessoal como : Caderno, planner, capa de diário, etc.

Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Carvalho em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei muito, dos seus planos, uma linguagem clara e as dicas facilitam muito o entendimento, deixa bastante claro o que a BNCC quer.

    ResponderExcluir
  2. Adorei estou sempre pesquisando e na verdade o que encontramos sobre a BNCC é muita teoria a prática nem sempre é tão bem explícita assim.Está de parabéns realmente é muito bom.

    ResponderExcluir